Home
sábado, 22  de setembro de 2007|  Adicionar aos Favoritos  |   Indique a um Amigo        
Foto
AjudeSou ContraCuriosidadesContate-nos
   Quem Somos
   Parceiros
   Reuniões e Eventos
   Contate-nos
Ajude
   Adote um Animal
   Abaixo-Assinados
   Castração
   Denuncie
   Doações para o Abrigo
   Posse Responsável
   Procura Animal Perdido
   Seja Voluntário
Sou Contra
   Animais em Circo
   Atrocidades
   Carroças Tração Animal
   Leishmaniose
   Pesquisas com Animais
   Rodeios
   Rotulagem Animal
   Touradas
Curiosidades
   Dicas e Orientações
   Divertidos
   Emocionantes
   Punições
   Sites/Links
 

 Forum >> Animais em Circo >> Fotos dos Bastidores dos Circos
Fotos dos Bastidores dos CircosResponder sobre Fotos dos Bastidores dos Circos
Administrador AB
4/1/2007
Acredite, por trás de toda aquela beleza dos circos, há muita crueldade e sofrimento.
 
Começando pelos elefantes, que levam surras diárias, como parte do treinamento, e ficam acorrentados o tempo inteiro, mexendo a cabeça constantemente (parece "fofo" ver essa cena quando vamos ao circo, mas pouca gente sabe que esse comportamento é uma das características da neurose de cativeiro). Também sofrem de problemas nas patas por falta de exercício, pois na natureza costumam andar dezenas de kilômetros diariamente.
 
Esta é Madú e seu treinador (Circo Di Nápoli) - flagrado num ato de coragem , puxando a língua do animal:
 

 
Outras fotos de Madú:
 
 
 
 
 
 
 
Madú, um elefante traumatizado, que passou pelo Circo Di Nápoli e pelo Circo Beto Carrero, que matou dois tratadores e quase foi retirada dos donos, agora esta morta.
Só assim conseguiu se livrar da vida de circo - que para os animais significa: aprisionamento em jaulas e correntes, treinamento a base de pancadas, privação de comida e choques elétricos.
 
 
Mais elefantes de circo:
 
 
 
O animal na foto acima foi morto pela polícia após matar o treinador e escapar do circo. Acontecimento registrado por cinegrafista amador: www.animaisdecirco.org/videos.html
 
Assim como os elefantes, os grandes felinos também são dominados pela dor. Muitos têm suas garras arrancadas e as presas extraídas ou serradas (que podem resultar em infecções, já que isso é feito da maneira mais prática possível, sem qualquer cuidado e higiene).
De acordo com Henry Ringling North, em seu livro "The Circus Kings", os grandes felinos são acorrentados a seus pedestais e as cordas são enroladas em suas gargantas para que tenham a sensação de estarem sendo sufocados.
Há, também, casos de circos que compram, roubam ou recolhem cães e gatos para alimentar seus animais.
 
 
 
O caso dos chimpanzés não deixa de ser tão cruel quanto os já citados acima. Assim como os demais animais, apanham para obedecer e acabam sendo domados pelo medo.
Os chimpanzés possuem comportamento igual ao de crianças que sofrem abusos. Roer unhas e auto-mutilação são comportamentos freqüentemente encontrados em macacos cativos.
 
 

(As fotos do chimpanzé foram publicadas na Revista SuperInteressante)
 
 
Por último, deixo para falar sobre os ursos. O caso dele é o que mais me comove. Acho que deve ser pelo fato de, quando criança, achar que o animal estava se divertindo, quando, na verdade, ele estava apavorado.
Você provavelmente já foi a circos e viu aquela apresentação onde vestem o urso todo bonitinho e ele começa a dançar. Sabe por que ele "dança"? Porque são obrigados a pisar em chapas de metal incandescente, ao som de uma determinada música, para quando entrarem no picadeiro e ouvirem a mesma música do "treinamento", lembrarem da dor e começarem a se movimentar, fazendo com que o público pense que estão dançando.
Vale mencionar que, antes do treinamento para aprenderem a "dançar", eles têm duas de suas patas queimadas para aprenderem a ficar em pé (como não conseguem se apoiar nas que estão doendo, são obrigados a permanecer apoiados nas outras duas)
 
 
Não se deixe enganar!! Todos os animais de circo estão sujeitos aos clássicos instrumentos de "treinamento" (choques elétricos, chicotadas, pancadas, privação de água e comida), são mantidos sem as mínimas condições de higiene, sujeito à diversas doenças, em jaulas minúsculas, não têm assistência veterinária adequada, são privados de levar uma vida normal em seu habitat natural, são obrigados a suportar mudanças climáticas bruscas, viajam milhares de kilômetros sem descanso, etc.
 
Quero deixar claro que não somos contra circos; desde que não apresentem espetáculos com animais. Há muitos circos ótimos pelo mundo que não precisam de animais para ter sucesso (ex: Cirque du Soleil).
 
***
 
Vídeos sobre animais usados para entretenimento: http://www.petatv.com/circ.html
 
***

RodapéRodapé
|   Home   |   Ajude   |   Sou contra    |   Curiosidades   |   Contate-nos   |   Login   |   FÓRUM   |   Perguntas Freqüentes   |