Home
sábado, 22  de setembro de 2007|  Adicionar aos Favoritos  |   Indique a um Amigo        
Foto
AjudeSou ContraCuriosidadesContate-nos
   Quem Somos
   Parceiros
   Reuniões e Eventos
   Contate-nos
Ajude
   Adote um Animal
   Abaixo-Assinados
   Castração
   Denuncie
   Doações para o Abrigo
   Posse Responsável
   Procura Animal Perdido
   Seja Voluntário
Sou Contra
   Animais em Circo
   Atrocidades
   Carroças Tração Animal
   Leishmaniose
   Pesquisas com Animais
   Rodeios
   Rotulagem Animal
   Touradas
Curiosidades
   Dicas e Orientações
   Divertidos
   Emocionantes
   Punições
   Sites/Links
 

 Forum >> Rodeios/Farra do Boi >> Festa de Barretos cede à pressão e cancela prova do laço este ano
Festa de Barretos cede à pressão e cancela prova do laço este anoResponder sobre Festa de Barretos cede à pressão e cancela prova do laço este ano
Administrador AB
7/1/2007
Lema da festa de Barretos: "100% de bons tratos aos animais",
 

 
Festa de Barretos cede à pressão e cancela prova do laço este ano
Organização do evento afirma que falta de equipamento específico impede competição
Dago Nogueira/Agência BOM DIA 
Clube Os Independentes apresenta a Festa do Peão de Barretos em coletiva 

Atendendo a uma determinação judicial e cedendo à pressão das entidades de proteção aos animais, o clube Os Independentes, organizador da Festa do Peão de Barretos, anunciou que, neste ano, a prova do laço ao bezerro e laço em dupla está fora da competição. A informação foi confirmada durante coletiva de apresentação da festa, ontem, em São Paulo.

Segundo o diretor de rodeio do clube, Emílio Carlos dos Santos, a prova do laço foi cancelada este ano porque, para que ela pudesse ser realizada, seria necessária a aquisição de um equipamento redutor de impacto, que ainda não é desenvolvido no país.

“A Sociedade Protetora dos Animais desempenha papel importante, mas nós estamos tranqüilos. Não cometemos maus-tratos”, afirmou Rubico de Carvalho, agropecuarista e fiscal voluntário do fundo dos bretes.

Festa do Peão
A 51ª Festa do Peão Boiadeiro de Barretos acontece de 17 a 27 de agosto e movimentará até R$ 15 milhões, segundo os organizadores. No ano passado, o público foi de 1,2 milhão de visitantes.

Evento é alvo de ação civil
Em maio deste ano, a Justiça de Barretos proibiu a realização da prova do laço, em liminar concedida em ação civil pública movida pelo MP (Ministério Público) contra o clube Os Independentes e a Associação Nacional do Laço ao Bezerro. O clube alega possuir laudo assinado por veterinários que comprovam a integridade dos animais submetidos às provas da competição.

No ano passado, o Fórum Nacional de Proteção e Defesa do Animal tentou impedir a realização da prova do laço na festa, protocolando representação no MP, que culminou com a ação civil pública.

A comissão organizadora da festa diz que touros e cavalos precisam ser bem tratados para terem uma boa performance. O desempenho do animal representa 50% da nota de uma montaria. “Hoje o animal é tratado como atleta”, afirma o tropeiro de touros Neto Oger.

Lema defende bons tratos
Com o lema “100% de bons tratos aos animais”, a 51ª Festa do Peão Boiadeiro de Barretos pretende mostrar a preocupação da atual presidência da festa com a excelência no trato com os animais e “desmistificar” a idéia de que as provas de rodeio causam maus-tratos.

O presidente do clube Os Independentes, Marcos Abud Wonhrath, anunciou investimentos da ordem de R$ 2 milhões em ações que, segundo ele, melhoraram as condições de tratamento dos animais. O clube adquiriu uma área de 700 mil m, arborizada e longe do barulho da festa, com condições de abrigar cerca de 700 animais.

Outra medida foi a reforma da sede de veterinária do Parque do Peão, que conta com 60 profissionais comandados pelo veterinário Marcos Sampaio de Almeida Prado e com plantão 24 horas durante o período de realização da festa.


18/7/2006Cristiane Caldeira

RodapéRodapé
|   Home   |   Ajude   |   Sou contra    |   Curiosidades   |   Contate-nos   |   Login   |   FÓRUM   |   Perguntas Freqüentes   |