Home
sábado, 22  de setembro de 2007|  Adicionar aos Favoritos  |   Indique a um Amigo        
Foto
AjudeSou ContraCuriosidadesContate-nos
   Quem Somos
   Parceiros
   Reuniões e Eventos
   Contate-nos
Ajude
   Adote um Animal
   Abaixo-Assinados
   Castração
   Denuncie
   Doações para o Abrigo
   Posse Responsável
   Procura Animal Perdido
   Seja Voluntário
Sou Contra
   Animais em Circo
   Atrocidades
   Carroças Tração Animal
   Leishmaniose
   Pesquisas com Animais
   Rodeios
   Rotulagem Animal
   Touradas
Curiosidades
   Dicas e Orientações
   Divertidos
   Emocionantes
   Punições
   Sites/Links
 

 Forum >> Rodeios/Farra do Boi >> SC - Segunda-feira, 12/03/07
SC - Segunda-feira, 12/03/07Responder sobre SC - Segunda-feira, 12/03/07
Administrador AB
12/3/2007
Trogloditas em ação.
 
 
Clique aqui e participe do clirbs
Você concorda com a regulamentação da farra do boi?
__________
 
Notícias
__
 
Jornal O Estado, 12/03/07
 
 Lançada campanha educativa contra farra do boi
o Ministério Público de Santa Catarina, em parceria com o Poder Judiciário, Polícia Militar, Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) e entidades de defesa dos animais, lançam nesta semana em Garopaba e Paulo Lopes, campanha educativa contra a Farra do Boi. O lançamento oficial da campanha será na próxima quinta-feira, dia 15. Nesta segunda-feira, dia 12, o Promotor de Justiça Fábio Fernandes de Oliveira Lyrio apresenta o trabalho à comunidade, em sessão na Câmara de Vereadores de Garopaba.
Na campanha, estão previstas várias ações de conscientização. Mensagens de orientação serão veiculadas nas rádios e em outdoors; haverá a distribuição de 10 mil folders e de mil cartazes educativos e membros da organização marcarão encontros com a comunidade nas escolas localizadas em áreas onde há ocorrências de Farra do Boi. Todo o custo da campanha, cerca de R$ 8 mil, foi pago com verbas decorrentes do cumprimento de penas aplicadas como transação penal e destinadas a este fim pelo Ministério Público Estadual e o Poder Judiciário.
Em abril de 2006, numa ação inédita proposta pelo Ministério Público, a juiza Eliane Alfredo Cardoso Luiz, titular da Comarca de Garopaba, decretou a prisão temporária de oito homens envolvidos com a prática da Farra do Boi em Garopaba e Paulo Lopes. De acordo com a acusação ajuizada, os homens integravam uma quadrilha responsável pelos crimes de abuso e maus tratos contra animais, colocando em risco a saúde de terceiros, além de praticar outros delitos previstos na legislação como constrangimento ilegal e resistência.
____________
 
 
 
Diário Catarinense, 12/03/07
Geral
 
Evento
PM apreende cinco animais da farra do boi
No Litoral Centro-Norte, farristas quebraram vidro de uma viatura
JEFFERSON BERTOLINI E SICILIA VECHI

Pelo menos cinco bois foram apreendidos no mais violento fim de semana de farra do boi no ano. Três animais foi recolhidos em Florianópolis, na Ilha de Santa Catarina, e dois no Litoral Centro-Norte, em Penha e Porto Belo.

Sábado à noite, em Penha, policiais militares flagraram dezenas de pessoas em volta de um boi preso a um poste, no Bairro São Miguel. Ao tentarem recolher o animal destinado à farra, os quatro militares enfrentaram resistência e precisaram chamar reforço em Itajaí e Navegantes.

No meio da discussão, o vidro de uma viatura foi quebrado a pedrada. O animal foi apreendido, mas ninguém foi identificado como autor do vandalismo.

Em Porto Belo, até ontem à tarde, um boi padecia muito ferido, amarrado a um portão, no Centro do município. O animal estava abandonado, e os vizinhos do local acionaram a polícia. Os ferimentos seriam resultado de uma farra do boi na noite anterior.

Na Capital, ocorrência mais grave foi nos Ingleses

Na Capital, o caso mais grave foi registrado na Praia dos Ingleses, no Norte da Ilha, onde um boi foi castigado por grande parte da madrugada de ontem.
 Segundo moradores, os farristas soltaram o animal perto do costão esquerdo da praia.

– Tinha uns 30 ou 40 homens correndo atrás dele. Era uma gritaria – disse uma moradora, que preferiu manter o nome em sigilo.
No início do dia, depois de ser perseguido pela areia da praia e por ruas próximas, o boi entrou em um pequeno sítio.

– Ele estava bem cansado. Acho que entrou no sítio para tentar se proteger. Mas o pessoal (os farristas) cutucaram até ele levantar e correr outra vez – disse uma mulher.

Sem possuir a guia de trânsito, Jaques Marcílio Costa, condutor do veículo, e Mauricio César de Andrade, proprietário do animal, foram multados, e o caminhão, recolhido.

Outra ocorrência foi ainda na sexta-feira à noite, quando um boi foi apreendido na Barra da Lagoa, no Leste da Ilha, outro ponto da cidade em que costuma haver farra.

Por falta de atestados de procedência e sanidade, todos os animais foram encaminhados para a Cidasc para abate.

A farra é crime
A Lei 9.605, de 1998, prevê de três meses a um ano de cadeia.
Em Santa Catarina, o último caso de prisão ocorreu no ano passado, quando oito farristas de Garopaba, no Litoral Sul, foram presos por 45 dias.
Nas ocorrências do fim de semana ninguém foi detido.
Moradores querem mudar a lei
No município de Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis, uma comissão formada por moradores tenta regulamentar a farra.
Eles conseguiram 1,5 mil assinaturas favoráveis ao projeto e vão encaminhar uma proposta para a Câmara de Vereadores.
Pela proposta, a farra do boi passaria a se chamar brincadeira do boi, duraria dez dias, deveria ser feita em locais previamente definidos e com autorização da Prefeitura.
Os farristas seriam responsáveis pela compra dos animais, que poderiam ser usados por, no máximo, duas horas em cada brincadeira.
clicRBS
 
 
 
_____________________________________________________
 
Jornal A Notícia, 12/03/07
Contra a lei

A farra-do-boi voltou

Ocorrências são registradas na Capital e Litoral Norte

Florianópolis/Penha

Casos de farra-do-boi foram registrados no fim de semana em Florianópolis, Penha e Porto Belo. Na Capital, a perseguição aos bois ocorreu no bairro Ingleses. Os farristas soltaram o animal na madrugada de ontem na praia. O boi foi apreendido pela Polícia Militar e entregue à Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).
Na madrugada de sábado, a PM apreendeu um boi no bairro Rio Vermelho, Norte da Ilha, que estaria sendo levado a uma farra. O animal era transportado sem a guia de trânsito. O dono foi multado e o caminhão, apreendido. Na sexta-feira à noite, na Barra da Lagoa, Leste da Ilha, a PM apreendeu um boi que também seria usado por farristas.
Em Penha, litoral Centro-Norte, policiais flagraram na noite de sábado dezenas de pessoas em volta de um boi, preso a um poste, no bairro São Miguel. Os quatro militares enfrentaram resistência quando tentavam recolher o animal. No meio da discussão, o vidro de uma viatura foi quebrado a pedradas. O animal foi apreendido.
Em Porto Belo, um boi agonizava até ontem à tarde, amarrado a um portão no centro da cidade. Os vizinhos chamaram a polícia e disseram que os ferimentos seriam resultado de uma farra-do-boi realizada na noite anterior. Os dois animais apreendidos serão encaminhados à Cidasc para o abate, por falta de atestado de procedência.

Moradores querem mudar lei
n No município de Governador Celso Ramos, uma comissão formada por moradores tenta regulamentar a farra-do-boi.
- Eles conseguiram 1,5 mil assinaturas favoráveis ao projeto e vão encaminhar a proposta à Câmara de Vereadores da cidade.
- Pela proposta, a farra-do-boi seria chamada de brincadeira do boi, duraria dez dias, deveria ser feita em locais previamente definidos e com autorização da Prefeitura.
- Os farristas seriam responsáveis pela compra dos animais, que seriam usados por, no máximo, duas horas.

É crime
- A farra é proibida no País.
- A lei 9605, de 1998, prevê de três meses a um ano de cadeia para quem praticá-la.
- Em Santa Catarina, o último caso de prisão ocorreu no ano passado, quando oito farristas de Garopaba, no Litoral Sul, foram presos por 45 dias.


 Re: SC - Segunda-feira, 12/03/07Responder sobre SC - Segunda-feira, 12/03/07
Administrador AB
22/3/2007
Carta da proteção animal de SC enviada ao jornal Hora de Santa Catarina. Houveram algumas pequenas alterações e supressões, provavelmente para adaptar o texto ao espaço disponível.
O email do jornal é: redacao@horasc.com.br
HoradeSC.jpg
RodapéRodapé
|   Home   |   Ajude   |   Sou contra    |   Curiosidades   |   Contate-nos   |   Login   |   FÓRUM   |   Perguntas Freqüentes   |