Home
terça-feira, 04  de março de 2008|  Adicionar aos Favoritos  |   Indique a um Amigo        
Foto
AjudeSou ContraCuriosidadesContate-nos
   Quem Somos
   Parceiros
   Reuniões e Eventos
   Contate-nos
Ajude
   Adote um Animal
   Abaixo-Assinados
   Castração
   Denuncie
   Doações para o Abrigo
   Posse Responsável
   Procura Animal Perdido
   Seja Voluntário
Sou Contra
   Animais em Circo
   Atrocidades
   Carroças Tração Animal
   Leishmaniose
   Pesquisas com Animais
   Rodeios
   Rotulagem Animal
   Touradas
Curiosidades
   Dicas e Orientações
   Divertidos
   Emocionantes
   Punições
   Sites/Links
 

 Forum >> Dicas e Orientações >> Posicionamento do ProAnima-DF sobre Abrigos Físicos
Posicionamento do ProAnima-DF sobre Abrigos FísicosResponder sobre Posicionamento do ProAnima-DF sobre Abrigos Físicos
Administrador AB
4/3/2008
Posso partilhar um pouco da experiência da ProAnima

Os animais que estão sob a guarda da ProAnima estão TODOS em lares temporários. Não temos , nunca tivemos e não teremos abrigo-- não é nossa missão e não é algo viável hoje no contexto do DF. Seria um chamariz para o abandono, enquanto queremos atuar na raiz da questão.

Um lar temporário propicia os cuidados diários do animal. A ProAnima banca as contas, ração, medicamentos, tratamento, por todo o tempo de permanência do animal conosco. O lar temporário pode definir por quanto tempo ficará com o animal ( às vezes, mesmo uma semana numa situação transitória funciona; às vezes, um animal fica conosco por muito tempo. ). O tempo que um animal vai ficar conosco é imprevisível. Já tivemos animais que foram resgatados numa ação de combate a maus tratos e foram direto pro lar temporário que depois o adotou, de modo que o tempo foi só o de esterlizar, vacinar, vermifugar e oficializar a adoção, até animais que estão conosco há três anos e podem nunca ser adotados. Mas nunca dizemos que nunca serão. Já conseguimos lares para cães e gatos cegos, deficientes físicos, doentes crônicos, terminais.

mas o fundamental é: enquanto estiverem sob a nossa guarda, é nossa responsabilidade financeira. Por isso temos poucos animais. 20 no máximo, atualmente, pois é o que podemos bancar.

Nossa intenção foi deliberada em atuar com o programa de adoção pequeno, demonstrativo, e colocar mais gás nos outros programas.

Temos um termo de compromisso de lar temporário especificando as obrigações do lar temporário e da ProAnima, datas, limites, etc. Temos sempre honrado a nossa parte dos compromissos.

Um lar temporário não pode receber animais da própria cabeça e achar que são da ProAnima.

Para ajudar a pessoas que são protetores independentes e querem que a gente "receba"os animais, ou querem ficar de "lar temporário"para os animais mas com a gente bancando, nossa resposta é
A responsabilidade para com o animal é sua. Mas podemos

- orientar sobre os cuidados básicos
- orientar sobre a importância de esterlizar, vacinar, vermifugar (hoje, por exemplo, orientamos sobre a leishmania tbém)
- partilhar medicações e ração qdo temos sobrando
- abrir espaço em nosso site para que a pessoa anuncie o animal

Nao intermediamos estas adoções e procuramos deixar claríssimo para a comunidade que este animal não é da ProAnima e sim de um particular. Aprendemos que isso é muito importante. Tem gente que adota um animal anunciado em nosso site, mas que, a despeito de nossa orientação, não foi esterlizado, ou tinha uma doença não revelada por quem encaminhou, problemas graves de temperamento ocultos, etc. Se a coisa não está bem clara, a pessoa pode vir cobrar da ProAnima "vocês me encmainharam um animal doente sem dizer; ou  "vocês me encmainharam uma cadela com 10 filhotes"( essa é clássica, alías. : )) Mais uma vez, mostramos que no site está escrito que estes animais não são nossos, que não os conhecemos e não temos responsabildiade por eles, mas, de novo, podemos partilhar nossos conhecimento e recursos com essas pessoas.

É fundamental lembrar que boa parte de nossa missão é educar as pessoas e empoderá-las para que cada uma possa fazer a sua parte.

Beijos e boa sorte

Simone
.

Isso talvez seja o mais importante, pq tem gente que adota um animal que viu em seu site,


Simone Gonçalves de Lima
Conselheira
------
ProAnima | Associação Protetora dos Animais do Distrito Federal
Associação sem fins lucrativos . CNPJ 05.992.115/0001-23
Endereço: SHCN CL 116 - Bloco I - Loja 31-Subsolo - Ed. Cedro
Brasília - DF. CEP 70.553-790
Telefone: (61) 3032-3583
www.proanima.org.br


RodapéRodapé
|   Home   |   Ajude   |   Sou contra    |   Curiosidades   |   Contate-nos   |   Login   |   FÓRUM   |   Perguntas Freqüentes   |