Home
quinta-feira, 14  de agosto de 2008|  Adicionar aos Favoritos  |   Indique a um Amigo        
Foto
AjudeSou ContraCuriosidadesContate-nos
   Quem Somos
   Parceiros
   Reuniões e Eventos
   Contate-nos
Ajude
   Adote um Animal
   Abaixo-Assinados
   Castração
   Denuncie
   Doações para o Abrigo
   Posse Responsável
   Procura Animal Perdido
   Seja Voluntário
Sou Contra
   Animais em Circo
   Atrocidades
   Carroças Tração Animal
   Leishmaniose
   Pesquisas com Animais
   Rodeios
   Rotulagem Animal
   Touradas
Curiosidades
   Dicas e Orientações
   Divertidos
   Emocionantes
   Punições
   Sites/Links
 

 Forum >> Punições >> Em Brasília agora Animais do Le Cirque sendo apreendidos
Em Brasília agora Animais do Le Cirque sendo apreendidosResponder sobre Em Brasília agora Animais do Le Cirque sendo apreendidos
Administrador AB
14/8/2008

“ANIMAIS DO LE CIRQUE SENDO APREENDIDOS”

 

Um dos circos com mais animais que circula pelo Brasil, de nome Le Cirque, que se encontra em Brasília e sua permissão de funcionamento no Distrito Federal tinha sido suspensa dias atrás, agora está sofrendo uma operação conjunta do IBAMA e do Ministério Público do D.F., que resultará na apreensão de todos os animais, dentre eles dois chimpanzés, um rinoceronte, um hipopótamo, girafa, camelo e vários elefantes.

 

Este Circo já tinha sido proibido pela Justiça de funcionar no Estado de São Paulo no ano passado.

 

Notícias do GAP 12.08.2008

 

www.projetogap.org.br


 Re: Em Brasília agora Animais do Le Cirque sendo apreendidosResponder sobre Em Brasília agora Animais do Le Cirque sendo apreendidos
Administrador AB
14/8/2008
From: Henrique
 
É por ai. Que beleza!
Em maio 2005, se não estou enganado quando da penúltima vez que o Le Cirque esteve em São José, na Grande Florianópolis (onde agora está o Circo Bremer), inúmeros cães que viviam na praça do bairro Kobrasol nesse município simplesmente desapareceram em definitivo. Esses animais (os cães) eram tratados por alguns taxistas do ponto daquela praça, além de diversas outras pessoas que diariamente os alimentavam, como também, e principalmente, por alguns policiais do posto policial que havia por ali.
Essa situação inclusive foi matéria de jornal com o depoimento de um sargento que era seguido nas rondas pela cadela Branca e uma vez ou outra também por outros animais. Branca era a lider daquela matilha, ou pelo menos uma âncora ali. Esperta (na verdade carinhosa e carente), se apegou ao sargento (e vice-versa), e por anos, animais, taxistas, polícias e comunidade viveram em paz e sem qualquer tipo de problema. Bom, isso ate que o Le Cirque se instalasse ha poucas quadras dali. 
Ate hoje policias e taxistas lembram das histórias da cadela Branca e sua turma, que certamente encararam de frente alguns leões famintos, igualmente vítimas da estupidez humada. 
Garcia, Stankowich, Le Cirque, aos poucos todos os novos escravos serão resgatando e terão devolvida a dignidade da vida sem jaulas e crueldades. Em em novembro estaremos em Brasília levando nossa vóz pelos que não podem pedir socorro.
Henrique 
 Re: Em Brasília agora Animais do Le Cirque sendo apreendidosResponder sobre Em Brasília agora Animais do Le Cirque sendo apreendidos
Administrador AB
14/8/2008
 

Brasil incauta animales maltratados en circo

12-08-2008 - 16:53 h.
 
BRASILIA | AP

Autoridades ambientales brasileñas incautaron dos chimpancés y un hipopótamo de un total de 14 animales que encontraron en condiciones deplorables en un circo que ha actuado las últimas dos semanas en la capital.

Funcionarios de Le Cirque se encadenaron a las jaulas de los animales para impedir que otros fueran retirados del lugar. Los agentes ambientales intentaron aprehender también dos jirafas, cinco elefantes y un rinoceronte, entre otros.

El coordinador de operaciones del Instituto Brasileño del Medio Ambiente (Ibama), Roberto Cabral, explicó que los animales carecían de espacio adecuado y su encierro no ofrecía garantías de seguridad a los espectadores y personas que trabajan en la zona.

Según el informe de Ibama, los chimpancés estaban mutilados y sin dientes, un elefante estaba desnutrido y el hipopótamo era mantenido en un espacio de ocho metros cuadrados, cuando la ley exige un espacio mínimo de 150 metros cuadrados con al menos un metro de profundidad de agua.

El informa señaló además que la carpa del circo es tan baja que impide que las jirafas estiren el cuello, faltan tanques de agua para los elefantes y no hay barreras para impedir que algún animal escape al Eixo Monumental, una de las vías más transitadas de Brasilia.

La aprehensión de los animales fue suspendida para evitar confrontación con los funcionarios de Le Cirque, que protestaron airadamente por la acción de los agentes ambientales.

"Todos los animales en el circo entraron al país con autorización, son documentados", aseguró el gerente de Le Cirque, Ricardo Gondor Junior, al reclamar contra la acción policial.

Los agentes de Ibama dieron al circo 24 horas para mejorar las condiciones o volverían a retirar otros animales para trasladarlos al zoológico de Brasilia.
 Re: Em Brasília agora Animais do Le Cirque sendo apreendidosResponder sobre Em Brasília agora Animais do Le Cirque sendo apreendidos
Administrador AB
14/8/2008
From: Henrique

Em anexo as matérias do Jornal da Band de ontem, 12/08, e Página 1, da Record News, de hoje, 13/08 sobre o caso. A repórter da Band, que não tratou de se informar sobre a legislação do DF, diz que usar animais em circos não é proibido, não cita as leis municipais e estaduais, o PL (feredal), enfim.  Ja na matéria da Record News, o repórter diz categoricamente que em Brasília é proibido por lei o uso de animais em espetáculos. 
Se alguém quiser as duas materias, ou qualquer delas separadas com mais qualidade de imagem é só pedir. 
Para não ficar atrás (em gafes), os caracteres da Record News identificaram o Roberto Borges como George Cabral. É mole?  
Sugiro - para melhor qualidade de imagem - que rodem os vídeos no tamanho de tela 100%, que não é tela interira. Quando o vídeo começar a rodar, clique com o esquerdo em cima da imagem, e na opção "tamanho de tela", clique em 100%.
Henrique

----- Original Message -----
From: Ecosul BEA
Sent: Wednesday, August 13, 2008 11:14 AM
Subject: Le Cirque

Repasso informações detalhadas da WSPA sobre o episódio do Le Cirque em Brasília ontem.
 
Halem Guerra Nery
Instituto Ambiental Ecosul
Florianópolis/SC

Prezados parceiros,
Marina Corbucci fez um resumo sobre os acontecimentos de ontem no Le Cirque. Eu gostaria de acrescentar alguns comentários apenas. Observações que traduzem um pouco do que sentimos ao acompanhar tudo bem de perto (Mara, Marcia Zizzi, Ana Nira e eu).
Esta "luta" com o Le Cirque é antiga (acompanhada pela ProAnima). Em 2006, o circo foi autuado pelo IBAMA por mutilar dois chimpanzés e outros maus-tratos aos demais animais (à época 04 elefantes e 01 hipopótamo. O embargo efetuado foi quebrado por uma liminar e o processo corre até hoje.
Não por acaso o circo armou sua lona no final de julho deste ano (véspera da audiência pública na Câmara dos Deputados, uma vez que ainda não havia sido adiada). Eles querem criar fatos. E foi o que fizeram durante toda a operação "Arca de Noé", ontem. Como disse a Beth, um circo dentro do circo.
 A intenção era, nitidamente, tomar conta da cena posando de injustiçados, agredidos, cumpridores da lei e até "benfeitores" em relação aos animais. Enquanto os fiscais tentavam negociar para que a retirada dos animais seguisse dentro dos parâmetros legais da ação, os funcionários do circo eram orquestrados num espetáculo que pipocava em vários picadeiros ao mesmo tempo. O dono do circo simulou enfarto e saiu de ambulância, alguns rapazes que derrubaram alambrados e se jogaram contra os PMs ambientais, mulheres que multiplicavam crises de histeria, outros acorrentados ao trailler que sairia com os animais e, por fim, um garoto histérico que também se jogou em direção aos fiscais aos berros e socava tudo e todos. A cada encenação o advogado gritava "imprensa, imprensa"! Ou seja, tudo que chamada grande imprensa gosta e classifica como notícia: ESPETÁCULO.
Só no final da manhã os fiscais do IBAMA começaram a se pronunciar e apresentar os fatos aos repórteres. Para alguns um pouco tarde, pois vários já haviam voltado para as redações. Nas TVs, embora falassem na questão dos maus-tratos, prevaleceu o enfoque da "violência" da ação e muitos cairam no golpe da agressão dos fiscais e da polícia (o que efetivamente não ocorreu).
Resumo da ópera: dois funcionários do circo foram detidos (um dos acorrentados e outro que reagiu às ordens dos policiais militares). O garoto histérico foi com o advogado-artista para a 5ª DP registrar "agressão" sofrida por fiscais do IBAMA. Calúnias e difamações de toda ordem (dirigidas aos fiscais e, em especial ao Roberto Cabral) e apenas os três animais resgatados do circo. Detalhe: durante a confusão, os "artistas" aproveitaram para esvaziar os pneus das carretas de transporte, para evitar que saissem.
No final do dia nova liminar já estava na praça mandando manter os animais no circo. Segundo a assessoria de imprensa do IBAMA (falei há pouco com a assessora que acompanha o caso) o documento não é claro quanto à devolução dos animais que foram retirados do circo. De qualquer forma, temporariamente, a apreensão dos animais fica suspensa. Segundo esta assessora, os chimpanzés (ambos mutilados) foram ontem mesmo para Sorocaba e apenas o hipopótamo está no Zôo de Brasília.
Enquanto isso, a Procuradoria Geral do IBAMA corre contra o tempo para cassar a liminar.
Embora de férias, a promotora Kátia Lemos acompanha tudo com o Roberto Cabral. Ela retorna hoje e imagino que deverá entrar com nova ação também para cassar a liminar.
Pelo jeito a briga vai longe...
A cobertura completa estará no próximo Trilha e OLA de setembro.
Abç. a todos.



Cristina Torres - Editora / O Observador da Legislação Animal - OLA
Sociedade Mundial de Proteção Animal - WSPA
(61) 9645-2769 (61) 3344-6303
skype cristina.torres7
www.wspabrasil.org

.
RodapéRodapé
|   Home   |   Ajude   |   Sou contra    |   Curiosidades   |   Contate-nos   |   Login   |   FÓRUM   |   Perguntas Freqüentes   |