Home
sexta-feira, 18  de setembro de 2009|  Adicionar aos Favoritos  |   Indique a um Amigo        
Foto
AjudeSou ContraCuriosidadesContate-nos
   Quem Somos
   Parceiros
   Reuniões e Eventos
   Contate-nos
Ajude
   Adote um Animal
   Abaixo-Assinados
   Castração
   Denuncie
   Doações para o Abrigo
   Posse Responsável
   Procura Animal Perdido
   Seja Voluntário
Sou Contra
   Animais em Circo
   Atrocidades
   Carroças Tração Animal
   Leishmaniose
   Pesquisas com Animais
   Rodeios
   Rotulagem Animal
   Touradas
Curiosidades
   Dicas e Orientações
   Divertidos
   Emocionantes
   Punições
   Sites/Links
 

 Forum >> Dicas e Orientações >> Dicas - Salvando GATINHOS Novinhos
Dicas - Salvando GATINHOS NovinhosResponder sobre Dicas - Salvando GATINHOS Novinhos
Administrador AB
18/9/2009
Primeiramente vc precisa ver se a mãe não vai voltar pra pegar os gatinhos. Muitas vezes as gatas são meio selvagens e precisam de sossego pra criar seus filhotinhos. Quando nós pegamos, as vezes deixamos nosso cheiro e aí sim elas os abandonam.
 
Filhotinhos assim tão pequenos são bem difíceis de criar, precisam de dedicação exclusiva 24 h por dia. Por isso o melhor é que a mãe os pegasse novamente.
Se vc achar a gata aí por perto vc pode fazer um truque para ver se ela os adota novamente: passe um algodão com água morna nos genitais dos filhotinhos e passe esse algodão nas costas deles, para que fiquem com o cheiro deles mesmos e não com o seu.... e deixe um tempinho perto da gata para ver se ela os carrega.
 
Se não achar uma mãe, procure uma outra gata com filhotes....e faça o mesmo truque pra ver se ela os adota. Mas aí, vc passa o algodão nos genitais dos filhotes dela e passa o algodão nas costas dos órfãos...para que eles fiquem com o cheiro dos filhotes dela.
 
Se a mãe tiver desaparecido vc terá que fazer o seguinte para tentar salvá-los:
 
1) AQUECIMENTO: Coloque-os numa caixinha com uma garrafa pet (de água média) de cada lado com água morna dentro, ou uma garrafa grande. Lembre-se de enrolar as garrafas com pano ou jornal para não queimar os filhotinhos e trocar a água sempre que esfriar. A temperatura da garrafa deve ser semelhante à da barriga da mãe deles. Os filhotinhos dessa idade não conseguem manter a temperatura e dependem de fonte externa de calor (no caso, a garrafa). Nao adianta só cobrí-los com coberta, pois ELES NÃO PRODUZEM CALOR SUFICIENTE e acabam morrendo de frio.
 
2) ALIMENTAÇÃO: procure em pet shop o leite especial para filhotes de gatos. Se não achar, é melhor que vc compre o leite especial para cães do que dar leite ninho ou de caixinha. O leite de felinos e caninos é bem diferente do leite de vaca e se vc não se preocupar em comprar o leite específico eles podem morrer desnutridos.
Se não achar nenhum dos dois (o que eu acho bem difícil, tem nos pet shops maiores, casa do agricultor, pets. cao...) vc pode tentar dar o NAN 1. Mas eles correm o risco de ficarem com prisão de ventre ou diarréia. Eles precisam mamar a cada 1 hora na primeira semana e a cada 2h na segunda.
No leite especifico para gatos tem especificado como fazer, para cada idade e de quanto em quanto tempo eles devem mamar.
 
Mas e de noite???
Acostume-os a mamar até a hora que vc for dormir. Nas duas primeiras semanas vc terá que acordar uma vez na noite para dar mamá para eles e ver se as garrafas estão aquecidas. Senão eles podem morrer de hipotermia (frio)
 
Mamadeiras: para filhotinhos muito pequenos não adianta tentar dar mamadeira (dessas que vc compra em pet shop), pois vc vai afogá-los com leite. Use uma seringa de 1 ml (a de insulina) sem agulha. Vc acha em algumas farmácias ou em clinicas vets. Aí, na ponta, ao invés de agulha, colocamos um cateter (que tem ponta flexível) que é mais fácil de controlar as gotinhas, pois eles terão que mamar gotinhas.
Se vc quiser eu tenho uma "mamadeira seringa" com uma ponta ótima, bem fininha. Se quiser, me ligue (9624-2626)
 
Dê mamá com os filhotinhos em pé e não de barriga para cima, ou eles se afogarão
 
2) LIMPEZA: filhotinhos dessa idade não fazem cocô e xixi sozinhos. Só vão conseguir fazer quando tiverem comendo (daqui a uns 30 dias). Até lá, vc vai ter que fazer a função da mamãe deles. Pegue um algodão, molhe com água morna (ou soro fisiológico) e passe na região genital sempre após dar o mamá. Espere até que eles façam xixi. O cocô nem sempre vem, pois eles ficam com prisão de ventre quando saem do leite da mãe e vão para o leite artificial.
 
3) HIDRATAÇÃO:
 
Hidratação interna: dê água fervida (fria) ou soro fisiológico para eles (na primeira semana 0,1 ml a 0,2ml e na segunda semana 0,3ml e vá aumentando conforme passar as semanas.....de aordo com o que eles conseguem mamar. Não dê muito para não ficarem só com água no estômago, prejudicando o consumo de leite da próxima mamada) umas 4 vezes no dia, entre as mamadas. Isso porque por mais que o leite seja semelhante ao da mãe, ele não é idêntico....e os seres vivos morrem mais rápido de sede que de fome.
 
Hidratação externa: sempre que a mãe lambe o filhotinho, ela está lubrificando a pelagem dele e impedindo a desidratação. Então, vc terá que fazer isso. Após limpá-los, pegue outro algodão e passe com água morna nas costinhas deles umas 5 vezes por dia quando tá tempo muito seco e umas 3 vezes em dias normais. Logo depois, coloque-os para se aquecerem na garrafa com água morna.
 
Os cuidados essenciais são estes. Boa sorte e dedicação.
 

RodapéRodapé
|   Home   |   Ajude   |   Sou contra    |   Curiosidades   |   Contate-nos   |   Login   |   FÓRUM   |   Perguntas Freqüentes   |