Home
quinta-feira, 22  de abril de 2010|  Adicionar aos Favoritos  |   Indique a um Amigo        
Foto
AjudeSou ContraCuriosidadesContate-nos
   Quem Somos
   Parceiros
   Reuniões e Eventos
   Contate-nos
Ajude
   Adote um Animal
   Abaixo-Assinados
   Castração
   Denuncie
   Doações para o Abrigo
   Posse Responsável
   Procura Animal Perdido
   Seja Voluntário
Sou Contra
   Animais em Circo
   Atrocidades
   Carroças Tração Animal
   Leishmaniose
   Pesquisas com Animais
   Rodeios
   Rotulagem Animal
   Touradas
Curiosidades
   Dicas e Orientações
   Divertidos
   Emocionantes
   Punições
   Sites/Links
 

 Forum >> Dicas e Orientações >> 5 MOTIVOS P/ ADOTAR
5 MOTIVOS P/ ADOTARResponder sobre 5 MOTIVOS P/ ADOTAR
Administrador AB
22/4/2010
23.10.2009

Motivos para adotar

Além de uma vida emocional mais equilibrada, ter um bicho de estimação também fortalece a saúde

23_motivos_para_adotar_01Criar um bichinho de estimação ajuda as crianças a desenvolverem um senso de responsabilidade
Crédito: Randy Son of Robert

Hollywood não para de reproduzir as mais belas e reais histórias de amor e companheirismo entre animais e seus donos, e nem poderia deixar de contá-las. A lealdade provada pelos bichinhos tem emocionado muitos, e casos como o do filme “Marley & Eu”, e de “Hachiko: A Dog’s Story”, têm conscientizado as pessoas a respeito dos benefícios da companhia de um pet. Há quem acredite que eles podem detectar até mesmo um câncer, de tão sensíveis e especiais. Em contrapartida, existem milhares de cães e gatos abandonados, esperando apenas por uma oportunidade de fazer a alegria da casa. A seguir, a PetMag listou 5 motivos pelos quais a adoção é uma boa alternativa para curar não só o físico mas também o emocional.

Companhia

23_motivos_para_adotar_02Cães são extremamente sensíveis e sentem a chegada do dono
Crédito: Ally Aubry

Nada como chegar em casa e ser recepcionado por latidos de alegria, rabinhos ansiosos balançando, ou simplesmente o carinho mais discreto do bichano que se enrosca por suas pernas. Os pets acabam se tornando um santo remédio contra a depressão e solidão.

Dedicação

É impressionante a audição apurada dos cães que detectam a chegada do dono antes mesmo dele se aproximar da porta de casa. Outro ponto importante é a sensibilidade dos animais que parecem saber o estado de espírito do dono e se aconchegam no colo, como se quisessem dizer: “estou aqui, não fique triste”.

Responsabilidade

Criar um cãozinho ou mesmo um gato exige uma boa dose de responsabilidade, sendo uma tarefa edificante para crianças maiores (apartir dos 8 anos). Levar o animal para passear, recolher suas fezes, acompanhá-lo ao veterinário, entre outras atividades são verdadeiras lições de cidadania para qualquer ser humano.

Saúde

Mas não é apenas a parte emocional que sai ganhando com a convivência com animais. Eles também proporcionam saúde aos humanos. Uma pesquisa realizada na Suécia com crianças a partir de sete anos, concluiu que as felizardas que possuíam animais de estimação desde o primeiro ano de vida estavam menos sujeitas a asma e rinite alérgica. Já um estudo norte-americano revelou também que a presença de animais estimula os donos à prática de atividades físicas, o que evita problemas de obesidade, estresse e ansiedade.

Segurança

Quem nunca ouviu uma história de animais que colocaram sua própria vida em risco para salvar a de seus donos, ou até mesmo de um desconhecido? Além de bons guardas, os pets podem também ser excelentes “sirenes” que indicam caso algum barulho ou perigo venha ameaçar a casa. Há ainda aqueles que literalmente vivem para tornar a vida dos humanos melhor, como os cães guia, policiais, pastores, bombeiros ou ainda, aqueles que são treinados para serviços domésticos, destinados a pessoas com deficiências físicas.

Matérias relacionadas:


RodapéRodapé
|   Home   |   Ajude   |   Sou contra    |   Curiosidades   |   Contate-nos   |   Login   |   FÓRUM   |   Perguntas Freqüentes   |