Home
quinta-feira, 27  de janeiro de 2011|  Adicionar aos Favoritos  |   Indique a um Amigo        
Foto
AjudeSou ContraCuriosidadesContate-nos
   Quem Somos
   Parceiros
   Reuniões e Eventos
   Contate-nos
Ajude
   Adote um Animal
   Abaixo-Assinados
   Castração
   Denuncie
   Doações para o Abrigo
   Posse Responsável
   Procura Animal Perdido
   Seja Voluntário
Sou Contra
   Animais em Circo
   Atrocidades
   Carroças Tração Animal
   Leishmaniose
   Pesquisas com Animais
   Rodeios
   Rotulagem Animal
   Touradas
Curiosidades
   Dicas e Orientações
   Divertidos
   Emocionantes
   Punições
   Sites/Links
 

 Forum >> Dicas e Orientações >> Piometra - Infecção do útero
Piometra - Infecção do úteroResponder sobre Piometra - Infecção do útero
Clube do Viralata-DOURADOS-MS
27/1/2011
Piometra é a infecção do útero, patologia extremamente comum em cadelas a partir de 5 anos de idade, que se caracteriza por acúmulo de pus dentro do útero.  

Esta patologia também decorre da ação hormonal durante e após o cio que não gerou uma gravidez. Durante o cio, o útero da cadela se prepara para receber uma gestação, mas nem sempre a família quer os filhotinhos naquele momento. Está certo que eles são lindos, mas dão trabalho e exigem a atenção.  

Então, optam por não cruzar, mas mesmo assim o útero está bastante “úmido”, “macio” e muito irrigado. A vulva (vagina) está vermelha, fofa e com volume aumentado, tudo pronto para receber uma gestação, porém esta não acontece. 

Daí, esse ambiente rico para fecundar, se torna rico também para a proliferação de bactérias. A cadela como vive no chão e lambe a própria vulva, se contamina com bactérias comuns na boca e no chão. Quando as bactérias encontram este ambiente rico, “fofinho”, “quentinho”, se proliferar e formam o quadro de infecção uterina ou piometra. 


Se cruzar o problema será resolvido? 

Não é bem assim, a cadela não apresentará o problema no cio, devido a gestação. Mas não significa que ela não apresentará nos próximos cios. 

PIOMETRA É UMA DOENÇA GRAVE, QUE NECESSITA DE INTERVENÇÃO CIRÚRGICA IMEDIATA, OU SEJA, DA CASTRAÇÃO. 


Posso esperar, se adoecer castro? 

Essa também não é a melhor opção. Porque quando a castração é feita precocemente, sem nenhuma doença associada, sem infecção ou quando a cadela é filhote, o risco da cirurgia é bem pequeno.  

Já quando a cadela é mais idosa, com infecção, em processo de falência renal ou cardíaca a cirurgia é necessária, mas apresenta maior risco de não dar certo. 


Como descubro a piometra? 

Os principais sintomas de piometra dependem da fase da doença e se ele á aberta ou fechada. No início do quadro pode-se notar aumento da sede e da produção do xixi. Ainda observa-se a falta de apetite, tristeza e vômitos.  

Nos casos de piometra aberta é comum observarmos corrimento vaginal que pode ser sanguinolento mimetizando o cio, até purulento e mal-cheiroso.  

Na piometra fechada os sintomas são menos específicos e necessitam de intervenção do médico veterinário para a solicitação dos exames necessários para concluir o diagnóstico. Neste caso, um exame ultra-sonográfico pode ser de grande valor para a determinação da doença. 

É necessário ficar muito atentos, pois qualquer modificação no comportamento de nossos amiguinhos é imprescindível a ajuda e a orientação do médico veterinário. 

Portanto, prevenção sempre é a melhor solução...


 

RodapéRodapé
|   Home   |   Ajude   |   Sou contra    |   Curiosidades   |   Contate-nos   |   Login   |   FÓRUM   |   Perguntas Freqüentes   |