Home
Thursday, 22  de June de 2017 |   Adicionar aos Favoritos  |    Indique a um Amigo        
Foto
Ajude Sou Contra Curiosidades Contate-nos
   Quem Somos
   Parceiros
   Reuniões e Eventos
   Contate-nos
Ajude
   Adote um Animal
   Abaixo-Assinados
   Castração
   Denuncie
   Doações para o Abrigo
   Posse Responsável
   Procura Animal Perdido
   Seja Voluntário
Sou Contra
   Animais em Circo
   Atrocidades
   Carroças Tração Animal
   Leishmaniose
   Pesquisas com Animais
   Rodeios
   Rotulagem Animal
   Touradas
Curiosidades
   Dicas e Orientações
   Divertidos
   Emocionantes
   Punições
   Sites/Links
 

Noticia

A felicidade do cão em reencontrar o dono
19/05/2017 - 11:43h

Cachorro feliz com a chegada do dono

cachorro feliz com dono

Foto por Neil Kronberg – flickr

Quem tem um cachorro pra chamar de seu sabe bem como é… Cada chegada em casa tende a ser uma verdadeira festa. Os cãezinhos costumam expressar toda sua alegria ao reencontrar seus donos e isso não é nenhuma novidade.

Mas o que muita gente não sabe é que parece existir uma explicação científica pra isso, que começa com a informação de que cães têm seu ancestral em comum com os lobos. E o que isso tem a ver com a euforia que fazem com nossa presença? É o que vamos te responder aqui…

Parentesco e semelhança com os lobos

O pesquisador, especialista em neurologia, Gregory Berns explica que uma das razões dos cachorros ficarem felizes ao nos reencontrarem é antiga, de milhares de anos atrás.

Segundo ele, os ancestrais que os cães têm em comum com os lobos passaram a ter comportamentos distintos, com o passar do tempo. Os que foram levados ao convívio com humanos eram os mais sociais entre os lobos e com a evolução teriam se tornado os cães de hoje, mais simpáticos e fofos.

Mesmo assim ele salienta que os cachorros ainda têm semelhanças com seus ‘parentes’ lobos na maneira de agir. Em um estudo comportamental, após serem separados e depois se reencontrarem, lobos apresentaram comportamentos de saudação fantásticos, onde abaixavam e lambiam uns aos outros. O que também vemos nos cães, mas de maneira mais delicada e sutil.

Como seu cãozinho tê vê

Já segundo o livro How dogs Love us o motivo de toda essa felicidade dos cães ao verem seus donos também pode ser explicado por esses animais considerarem seus donos como sua família, mesmo sabendo que nós pertencemos a outro grupo.

Os cachorros ainda são capazes de diferenciar os cheiros dos seus familiares e os de desconhecidos, e ao identificar o do seu dono não economizam na demonstração de felicidade e carinho.

Nesse mesmo trabalho, estudiosos observaram os cérebros dos cães utilizando ressonância magnética e sugeriram que os cães realmente amam os humanos próximos, não sendo apenas interesse pelo fornecimento de alimento.

Exatamente. Os cachorros parecem sentir emoções parecidas com as nossas, como a felicidade, e não conseguem lidar com a separação do dono. Pra eles não é natural um membro da família deixar o grupo e, por isso, festejam com toda intensidade quando nos veem novamente.

Esses estudiosos viram também que a felicidade que os cãezinhos sentem se assemelha muito a das crianças quando encontram seus pais, apenas diferindo na maneira mais espalhafatosa de demonstrar sua alegria por parte dos nossos amiguinhos de quatro patas.

Na verdade, a ciência já provou que o sentimento por seus donos é mais que amor, seria de completa devoção. Os pesquisadores concluíram, por exemplo, que os cachorros confiam mais nos seres humanos do que neles próprios, assim como fazem com afeto e proteção.

E não para por aí… Em outro estudo recente, realizado em Budapeste, cientistas observaram que os cãezinhos ainda processam os sons da nossa voz, identificando quando estamos felizes ou tristes, assim como nós sabemos diferenciar.

Isso salienta a semelhança que homens e cães parecem ter em relação aos seus sentimentos. Deve ser por isso que a comunicação entre as duas espécies vem sendo tão feliz há tanto tempo, não é mesmo?

Mas verdade seja dita, quem tem um cão em casa sabe que não é preciso nenhum estudo pra saber o tamanho do amor e da felicidade deles quando estão com a gente.

Basta chegar em casa e, pronto, temos a prova vida de que sentimento quando é verdadeiro não precisa ser dito em palavras, precisa ser
sentido… e isso eles nos fazem sentir como ninguém.


 
Fonte: www.adorocaes.com.br/cachorro-feliz-com-a-chegada-do-dono

Rodapé Rodapé
|   Home    |   Ajude    |   Sou contra     |   Curiosidades    |   Contate-nos    |   Login    |   FÓRUM    |   Perguntas Freqüentes   |