Login

Animais domésticos refugiados da Ucrânia tem passe livre para entrada no Brasil

O MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento facilitou a entrada em território nacional de cães e gatos de refugiados e brasileiros repatriados da Ucrânia, devido à guerra que no momento assola o país. A medida passou a vigorar a partir do dia 04 de março. A decisão se aplica a todos os tipos de voos, tanto para os de ajuda humanitária quanto os comerciais.

A medida faz com que os animaiszinhos possam entrar no Brasil sem a apresentação do Certificado Veterinário Internacional (CVI), emitido ou endossado pelas autoridades veterinárias dos países de origem dos animais, um de atestado de vacinação ou qualquer outra certificação sanitária no momento do ingresso ao país.

Ainda nessa linha, O presidente Jair Bolsonaro anunciou na sexta-feira que a Força Aérea Brasileira - FAB está autorizada a transportar os animais domésticos dos brasileiros que irão voltar em um voo para o Brasil.

Na quinta-feira da semana passada uma brasileira chamada Vanessa estava desesperada pois, embarcaria no avião da FAB em Varsóvia, porém não conseguiria embarcar com seu cachorrinho. Após a mobilização feita na internet, o Itamaraty ouviu seu apelo e o presidente liberou para que os animaiszinhos pudessem embarcar no avião da FAB junto com seus donos.