Login

Saiba mais sobre a doença do carrapato

Os cachorros são muito brincalhões, adoram correr, passear em parques e espaços abertos e etc. No entanto, porém toda essa brincadeira esconde alguns perigos, temos que cuidar para que eles não peguem carrapatos.

Comum no verão, a doença pode ter consequências graves se não for tratada. Com isso em mente, isolamos algumas informações importantes sobre o problema.

Saiba mais sobre as causas, sintomas, diagnóstico e tratamento da doença do carrapato e como proteger seu melhor amigo!

O que é a doença do carrapato?

A doença do carrapato é na verdade um termo geral para duas doenças transmitidas por carrapatos, e os piolhos vermelhos são comuns. A primeira, chamada erliquiose, ocorre quando a erliquiose canina entra na corrente sanguínea de um animal de estimação. A segunda é a Babesia, que é causada pelo protozoário Babesia canis.

Ambos acontecem de forma muito semelhante: a droga ataca as células de defesa do organismo e afeta órgãos vitais, como pulmões, rins e fígado. Se contaminados, os cães podem ter problemas e até morrer.

Isso significa que se você encontrar um carrapato em um amigo, fique de olho! Se houver alterações, leve-o imediatamente ao veterinário.

Sintomas da doença do carrapato

Existem duas fases da doença do carrapato: a primeira é chamada de fase aguda. Quando está em um estágio mais avançado, é chamado de crônica. Normalmente, alguns sinais em seu pet já podem ser notados de 8 a 20 dias após a infecção.

A seguir estão os principais sintomas da doença aguda do carrapato:

  • Petéquias (pontinhos vermelhos em locais como abdômen, gengiva e olhos);
  • Hematomas;
  • Sangramento nasal, pela urina ou pelas fezes;
  • Apatia;
  • Perda de peso;
  • Febre;

Conforme o avanço da doença os sintomas evoluem.

Quando ela está em estágio crônico, os sintomas tornam-se mais graves e fortes, sendo mais fáceis de notar, entre eles:

  • Febre;
  • Anorexia;
  • Artrite;
  • Convulsões.

 

Ao notar algum sinal de alteração na saúde do seu pet, procure imediatamente um especialista! Somente um veterinário saberá identificar e aplicar o melhor tratamento. Além disso, quanto mais precoce o diagnóstico, melhor o tratamento.

Doença do carrapato: tratamento e diagnóstico

Um passo muito importante no diagnóstico da doença do carrapato é conversar com um mentor. Durante este processo, o veterinário deve procurar saber por onde o cão andou, como é a sua casa, se esteve no campo e noutros locais onde possa ter sido exposto a carraças.

Com essa suspeita, um veterinário pode solicitar hemogramas e outros exames para verificar a saúde geral do seu amigo. Ele pode solicitar exames mais específicos para confirmar a doença do carrapato e o tratamento.

O tratamento é feito com antibióticos e outros medicamentos que combatem os patógenos da doença, pode durar de 15 a 30 dias e geralmente é administrado por um veterinário.

Em casos mais graves, transfusões de sangue e outros cuidados podem ser necessários para ajudar o cão a se recuperar. Nesses casos, o animal deve ser hospitalizado e monitorado continuamente por um profissional.

“Vale lembrar que a doença do carrapato é uma zoonose, babesiose e erliquiose já foram detectadas em humanos, mas a transmissão se dá apenas pela picada de um carrapato infectado e não pelo contato com cães. ,PhD. Thiago Franco.

Doença do carrapato: prevenção
A melhor maneira de prevenir esta doença é evitar o contato com carrapatos. Uma dica para isso é evitar áreas conhecidas por terem esses ectoparasitas e sempre usar produtos para combater pulgas e carrapatos nos pets.

"Usar um colar parasita foi uma ótima opção", lembra o Dr. Thiago. “Também é importante limpar a área externa com produtos que tenham como alvo pulgas e carrapatos”, completa o médico.


The post Saiba mais sobre a doença do carrapato originally appeared on Procure 1 Amigo.