Login

Saiba os efeitos da erva "catnip" nos felinos

Erva-gateira, que se traduz como "catnip" em inglês, além de ajudar a resolver problemas práticos, também pode dar aos gatos uma sensação de prazer.

Quando os gatos esfregam, rolam, mastigam ou lambem as folhas das ervas, eles não se entregam apenas à substância intoxicante da planta. O comportamento também leva à liberação de compostos que podem proteger os gatos dos mosquitos, de acordo com um novo estudo no Japão.

Em um estudo publicado no ano passado, a mesma equipe descobriu que compostos chamados iridóides nas folhas de catnip (Nepeta cataria) e lianas (Actinidia polygama) atuam como repelentes de insetos, pois quando os gatos esfregam as folhas com o corpo eles serão liberados. passado.

Catnip e matatabi são plantas com flores e folhas perfumadas que crescem em muitos lugares ao redor do mundo. As folhas secas também são usadas em brinquedos para gatos.

A pesquisa mais recente da equipe mostra que a maneira como os gatos lambem e mastigam as folhas faz com que 10 vezes a quantidade desses compostos seja liberada nas folhas danificadas, tornando as propriedades repelentes mais eficazes.

Saiba os efeitos da erva "catnip" nos felinos | Foto 1

Com a ajuda de 16 gatos, os pesquisadores compararam as respostas felinas a folhas intactas de matatabi versus folhas que os cientistas esmagaram e rasgaram à mão. Os gatos mostraram um maior interesse em interagir com as folhas danificadas em comparação com as folhas intactas.

Então, para testar se os gatos responderam especificamente aos iridóides, os gatos receberam uma tigela de nepetalactona e nepetalactona – os ingredientes ativos importantes em catnip e matatabi, respectivamente.

"Os gatos respondem à mistura iridóide da mesma forma que fazem às plantas naturais, exceto pela mastigação", disse Masao Miyazaki, professor do Departamento de Bioquímica e Ciência Alimentar da Universidade de Iwate, no Japão, em um comunicado. "Eles lamberam os produtos químicos do prato de plástico, esfregaram e rolaram no prato."

Segundo a pesquisa, é o cheiro das plantas que desencadeia esse comportamento.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/catnip-entenda-os-efeitos-da-erva-gateira-em-felinos/